A Economicidade Pública cuida da eficiência na aplicação de recursos públicos. Pretendemos reunir informações úteis àqueles que se dedicam a estudos de temas relacionados ao aperfeiçoamento da gestão do dinheiro público.

Participe postando comentários ou enviando mensagens para economicidade.pub@gmail.com

Um pouco sobre economicidade

Ao preocupar-se com a otimização do emprego das finanças públicas, a Economicidade Pública relaciona-se com importantes marcos legais e práticas técnico-jurídicas no caminho da expansão da justiça social.

Entre as pesquisas desenvolvidas neste campo, encontram-se trabalhos sobre reajustamentos de preços, especificações de materiais e serviços, padronização, dimensionamento de equipamentos, limpeza urbana, avaliação de programas etc.

A Economicidade é princípio constitucional ingresso na CF brasileira de 1988 (art. 70) por influência direta da constituição da Alemanha. Leia mais...



Postagens

08/04/2009

Orçamento: economia de escala

Por Jean Marcel



Clique nas imagens para ampliá-las

9 comentários:

  1. Parabéns aos organizadores do Blog que possui excelente apresentação e trata de matéria de suma importância para a administração pública.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa! Um ótimo canal de pesquisas e atualização profissional!

    ResponderExcluir
  3. Claudia Barbosa Teixeira5 de maio de 2009 16:38

    Parabéns pela organização!!!!!! Ótimo para pesquisas.
    Para contribuir - achei um "site" interessante para quem trabalha em Tribunais de Contas ou com licitações e contratos na Adm. Pública: www.jacoby.pro.br. É interessante pois possui artigos, pareceres do autor, jurisprudências de Tribunais de Contas, dentre outras peças importantes para estudos e pesquisas.

    ResponderExcluir
  4. Claudia, obrigado pela sugestão do site. Já foi adicionado. Vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  5. Estou super contente pela iniciativa do Jean em criar este "espaço de pensar e trocar". Parabéns pela idéia de incluir o exercício sobre estocagem e economia de escala. De forma simples e didática passa um entendimento de dispositivos da Lei 8666/93, em especial o §7º, I e II, do art. 15. Super importante!

    ResponderExcluir
  6. Finalmente, a minha contribuição...
    Excelente, o blog!!! Ótimo conteúdo, visual atraente, atualizações interessantes...
    Espero que o debate sobre esse tema tão importante se aprofunde cada vez mais!!! Parabéns ao autor!!!

    ResponderExcluir
  7. Silvia, o espírito do blog é justamente esse. Podemos aprimorar nosso entendimento sobre as normas de forma multidisciplinar. Continue contribuindo!

    ResponderExcluir
  8. Eduardo Guimarães8 de maio de 2009 19:23

    Excelente a iniciativa de criar este blog. Estávamos mesmo precisando de um ambiente como este para trocar ideias sobre um assunto tão importante como a economicidade na Administração Pública.
    Já estou utilizando alguns dos links do blog como fonte de consulta para me ajudar na execução de minhas tarefas no MP-RJ.
    Ainda vou explorar muito esta nova ferramenta.
    Parabéns pela ótima iniciativa.

    ResponderExcluir
  9. Em tempo... Muito obrigado ao Walter, ao Sérgio, a Wanda e ao Eduardo pelo incentivo. Sejam bem-vindos para pesquisar e contribuir com o blog.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seus comentários ou envie mensagens para economicidade.pub@gmail.com