A Economicidade Pública cuida da eficiência na aplicação de recursos públicos. Pretendemos reunir informações úteis àqueles que se dedicam a estudos de temas relacionados ao aperfeiçoamento da gestão do dinheiro público.

Participe postando comentários ou enviando mensagens para economicidade.pub@gmail.com

Um pouco sobre economicidade

Ao preocupar-se com a otimização do emprego das finanças públicas, a Economicidade Pública relaciona-se com importantes marcos legais e práticas técnico-jurídicas no caminho da expansão da justiça social.

Entre as pesquisas desenvolvidas neste campo, encontram-se trabalhos sobre reajustamentos de preços, especificações de materiais e serviços, padronização, dimensionamento de equipamentos, limpeza urbana, avaliação de programas etc.

A Economicidade é princípio constitucional ingresso na CF brasileira de 1988 (art. 70) por influência direta da constituição da Alemanha. Leia mais...



Postagens

23/05/2015

Economicidade dos Sistemas de Informação

Os sistemas de informação podem ser extremamente efetivos na melhoria da qualidade do serviço público, especialmente através da disponibilização de serviços via internet, o que melhora em muito a percepção de qualidade do serviço pelo contribuinte.

Porém, não só os investimentos mas também as estratégias públicas relacionadas à sistemas de informação precisam de uma drástica guinada, ou os sistemas de informação das organizações públicas vão se tornar, como diz o fim do artigo acima, repositórios de dados caros e sofisticados.

Planejadmento descentralizado de sistemas de informação, sem nenhum foco em Administração de Dados, Integração Informacional e organização econômico-funcional da informação, está se criando, pelo menos aqui no estado, ambientes de armazenamento de dados monstruosos, "ingerenciáveis" e gerando complicadores que inibem a utilização da informação como agregador de valor estratégico no processo de tomada de decisão.

Sem uma integração estratégica entre os diversos estados da nação e a federação, que apontem os objetivos de longo prazo para os sistemas de informações das organizações públicas, a tendência é que essa área gere benefícios aquém de suas possibilidades.

Meu nome é Paulo Planez, Atuei por 20 anos em grandes multinacionais como Oracle, Motorola e Dell e atualmente estou na SEFAZ-MS atuando com sistemas de informação.

Desde 2014 iniciei meu aperfeiçoamento acadêmico, o qual pretendo levar até o Doutorado.

Minha linha de pesquisa é voltada para economicidade dos sistemas de informação. No link http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/economicidade-em-ti/87113/ é possível ter um resumo do que é a minha linha de pesquisa.